Menu fechado

Competências & Produtividade

Competência, Habilidade e Atitude (CHA)

Nas organizações, quase em sua totalidade vemos Estruturas Enxutas e a busca contínua por aumento da competência, eficiência e produtividade em seus processos (organizar, analisar e realizar).

O C.H.A. estabelece padrões e modelos de negócio, implementa ritmo e qualidade ao trabalho; orienta a ação e o esforço de todos colaboradores e parceiros de negócio na busca de resultados.

Assim, o Conhecimento diz o que fazer, a Habilidade como fazer e a Atitude o querer fazer.

Onde a organização está forte ou fraca na distribuição das competências e recursos? Como está o entendimento, mapeamento e disseminação deste conhecimento na organização?

Esta é uma Iniciativa Consultiva de extrema relevância para analisar Vulnerabilidades e Risco de Indisponibilidade, devido basicamente a Gaps ou Concentrações de Competências, deixando a organizacão suscetível a indisponibilidade na operação e serviços, e muitas vezes sem contingência e reposição necessária, reduzindo capacidade e valor organizacional.

Qual é o custo da indisponibilidade? E de atuar fora de padrões?

Mapeamento de Competências

É necessário para analisar o esforço de atingimento de objetivos e metas (curto, médio e longo prazo), distribuindo e balanceando recursos na cadeia de valor, reduzindo riscos de parada, falta de valor e descontinuidade dos processos de negócio.

Habilidades e Atitudes

Agora resta desenvolver as Habilidades e Atitudes necessárias para colocar os colaboradores dentro do padrão de produtividade e alinhados com visão, valores, objetivos, metas e ações da organização.

Para esta disseminação existem várias metodologias aplicáveis.

É ainda altamente recomendável a utilização de Plataformas com Recursos Sociais para Interatividade. Organizando e Tratando Conteúdos, criando Comunidades de Interesse e Práticas, de Mentoria e Aconselhamento, disseminando Conceitos, Métodos e Experiências, Padrões e Conhecimento, acompanhando e agindo em Processos e Atividades do dia a dia (internas e externas).

A Arquitetura da Informação & Interatividade permite a troca de conhecimento em diversos níveis, insights valiosos, novas ideias e a criação de valor, que são insumos para Novos Modelos de Negócios – Transparentes, Eficientes e Ágeis.

Compartilhe !!!
Pensar Digital